Coordenador : Renata Cazarini de Freitas
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391635.2206.270925.20042023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O evento é gratuito e de livre acesso às comunidades interna e externa à UFF. Sendo um evento híbrido (presencial e virtual), parcialmente transmitido pelo canal do Laboratório de Estudos Clássicos da UFF no YouTube, deve ter um alcance nacional.
Local de atuação: A primeira mesa do VI Simpósio do Laboratório de Estudos Clássicos da UFF vai se realizar na sala 218 C do Instituto de Letras, no campus do Gragoatá, em Niterói, com transmissão pelo canal do LEC no YouTube. A segunda mesa do evento será virtual, realizada na plataforma Zoom ou similar.
Objetivo
O objetivo maior do VI Simpósio LEC-UFF é exemplificar como os estudos sobre a Antiguidade podem extrapolar os livros e conquistar o mundo virtual por meio de dois objetivos específicos: 1) apresentar, por meio de relatos de experiência, as várias plataformas digitais disponíveis para a construção de espaços de curadoria cultural; 2) multiplicar entre o público discente as práticas curatoriais também como oportunidade de ocupação profissional.
Resumo
Neste mundo de excesso de dados, a curadoria de conteúdo assume papel relevante nos processos de ensino-aprendizagem. No campo dos Estudos Clássicos, que abarca a literatura, a história e a filosofia antigas, vários projetos, em diferentes modalidades, selecionam e organizam dados num contexto determinado, a chamada curadoria. Essa mobilização intelectual foi até notícia. O jornal O Globo publicou em 28 de janeiro de 2023 a reportagem Ameaçada de cancelamento, Grécia Antiga ressurge em livros, podcast e redes sociais, em que apresenta algumas iniciativas de pesquisadores da área. É fato que professores e estudantes têm criado canais, perfis e podcasts com foco nos temas da Antiguidade greco-romana, buscando, na maior parte do tempo, uma atualização do debate, por vezes de questões polêmicas, como a escravidão e a misoginia. O VI Simpósio do Laboratório de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense (LEC-UFF), evento anual, tem como título em 2023 A curadoria dos Estudos Clássicos no mundo digital. Seis iniciativas de curadoria em plataformas digitais serão apresentadas por seus idealizadores e discutidas entre os participantes de duas mesas e o público na tarde de 6 de julho. O encontro será híbrido, presencial e online, com acesso livre e gratuito. Presencialmente, o evento será realizado na sala 218 do Bloco C no campus da UFF no Gragoatá, em Niterói. Pela internet, poderá ser acompanhado no canal LEC-UFF no YouTube: https://www.youtube.com/lecuff